Blog

A festa de Cosme e Damião. Nº 19 (2019)

Tem bala de coco e peteca 

Deixa Ibeijada brincar

Tem bala de coco e peteca

Deixa Ibeijada brincar

Hoje é dia de festa

Ibeijada vem saravá

 

Você conhece essa música? Ela se chama Ponto de Ibeijada e costuma ser cantada na festa de Cosme e Damião, que é celebrada no fim de setembro. 

A Igreja Católica considera que os irmãos eram santos e celebra a data no dia 28 de setembro. Porém, em algumas religiões afro-brasileiras, Cosme e Damião são os ibejis, festejados no dia 27 do mesmo mês.

Os ibejis são divindades crianças que cuidam de tudo que está no começo: 

 

a nascente de um rio, 

o parto das pessoas e dos bichos, 

os brotos das plantas, 

os primeiros raios do sol…

 

No dia de Cosme e Damião, é costume distribuir doces e brinquedos para as crianças. E em algumas regiões do Brasil, também não podem faltar pratos como caruru, vatapá e pipoca. Na Bahia, é costume fazer um caruru bem gostoso e convidar sete crianças, de preferência pobres e desconhecidas, para comê-lo antes de todo mundo. As sete crianças representam Cosme, Damião e seus cinco irmãos: Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi.

Quer participar dessa festa com a gente? 

A história de Cosme e Damião

A história dos ibejis

O preconceito religioso

Oferendas para Cosme e Damião

Oração para Cosme e Damião

Escuta essa

Pergunte

Quiz

Escuta essa: Mariene de Castro

Mariene de Castro é uma cantora soteropolitana (assim é chamado quem nasce na cidade de Salvador, capital da Bahia). Além de cantora de maracatu e roda de samba, Mariene é uma atriz, modelo, instrumentista, bailarina, cantora e compositora brasileira. (Ufa!) Talvez você a conheça da festa de encerramento das Olimpíadas Rio 2016, quando ela cantou a música Pelo Tempo que Durar enquanto era apagada a chama da pira olímpica.

A música desta edição se chama São Cosme e São Damião e é um samba de roda cantado por Mariene. Escuta essa!!!

 

O que está acontecendo com a Amazônia? Nº 18 (2019)

De uns dias pra cá, a Amazônia virou capa dos jornais do Brasil e do mundo. Começou assim: o INPE, que é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgou informações super preocupantes, mostrando que a quantidade de queimadas na floresta vem crescendo muito. Por exemplo:

  • O Brasil registrou mais de 72.000 focos de incêndio desde o início do ano até agosto. Esse número indica um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado.
  • Só o mês de agosto registrou mais de 32.000 queimadas. Esse número indica um aumento de cerca de 264% em relação ao mesmo período do ano passado.
  • Agosto de 2019 foi o mês recordista de queimadas desde 2013.

Descontrolado, o fogo atingiu áreas de preservação e terras indígenas. As chamas e a fumaça foram tão grandes que provocaram o desvio de alguns vôos de avião e aumentaram muito os atendimentos em hospitais da região por causa de problemas respiratórios. E claro, nesse caso, as crianças e os idosos são os mais sensíveis.

Teve até um dia em que o céu de muitas cidades brasileiras mudou de cor e muita gente garantiu que era por causa das queimadas.

Quer entrar com a gente nessa floresta?
Siga a trilha:

 

Conhecendo a floresta

Quem vive na Amazônia?

Como surgiram os incêndios?

O que é o Fundo Amazônia?

A disputa política

Escuta Essa: Uakti

Uma conversa entre Cauã e Iara

Quiz