Como ajudar alguém que sofre com o problema em casa?

No Brasil, existe um ditado muito errado que diz: “Em briga de marido ou mulher, ninguém mete a colher.” Na verdade, quando sabemos que alguém é vítima de violência doméstica, devemos tentar ajudar, sempre evitando nos colocar também em perigo, claro. Por exemplo, ao ouvir barulhos de uma agressão entre casais ou pessoas da mesma família, os vizinhos podem e devem ligar para o número 100 e fazer uma denúncia. 

Já as crianças, podem ajudar um colega que está passando por esse problema, insistindo para que ele ou ela peça ajuda para dois ou três adultos. Ah, e se ele se recusar a pedir ajuda, é certo contar para um adulto mesmo assim. É que a segurança do colega é mais importante do que o pacto de segredo (mesmo se for aquele amigo ou amiga com quem você tem um pacto de cuspe!).

Durante a quarentena, as crianças que vivem esse problema em casa estão mais vulneráveis, porque estão longe de professores e outros profissionais que poderiam ajudá-las nesses casos. Por isso, o apoio dos amigos, familiares e vizinhos pode ser fundamental!

Página inicial