Como fazemos

A revista Manga de Vento é feita assim: primeiro, ficamos atentas ao que as crianças que convivem com a gente estão lendo, assistindo, perguntando e comentando. Ficamos também atentas aos grandes fatos do mundo que interferem na vida das crianças e como elas reagem a essas notícias. Quando percebemos para que lado o vento está soprando, surge o tema do dossiê.

Depois disso, vêm as fases da pesquisa…  da escrita… e da ilustração.

Escrito assim, até parece que esses momentos acontecem um depois da outro, mas na verdade, eles acontecem todos ao mesmo tempo. Deste processo, participam algumas crianças, lendo e opinando antes mesmo de o dossiê estar pronto.

Outras crianças leem o dossiê já ilustrado e opinam sobre o que ficou bom e o que pode melhorar.

Um terceiro grupo de crianças formula perguntas para um especialista no assunto, que tem o desafio de responder em uma linguagem adequada ao público infantil, que é uma linguagem bem diferente da que os cientistas utilizam no dia a dia.

Em resumo, a revista até parece que é feita por poucas pessoas, mas na verdade, ela é feita por muitas pessoas, de diversas idades, que se reúnem a cada dossiê em torno de uma curiosidade em comum. 

Página inicial