Eleições municipais. Edição 23 (2020)

No próximo dia 15 de novembro, acontecerão as eleições municipais, que vão eleger os prefeitos e vereadores das mais de 5 mil cidades brasileiras. É papel do prefeito administrar o município, e entre suas funções está, por exemplo, a organização e os cuidados com a educação infantil e com o ensino fundamental das escolas públicas. Já o vereador deve propor mudanças para a cidade através da criação e da modificação das leis que já existem.

No Brasil, as pessoas que são alfabetizadas e possuem entre 18 e 70 anos devem comparecer à votação obrigatoriamente, podendo justificar a ausência em alguns casos. Já os jovens que têm entre 16 e 17 anos e os analfabetos podem escolher entre votar ou não. (para saber mais sobre isso, clique aqui.)

Quanto mais a data da votação se aproxima, mais as pessoas trocam ideias para tentar decidir melhor. Mas será que os eleitores pensam nos interesses das crianças, já que elas não podem votar? E será que os candidatos elaboram suas propostas considerando os direitos das crianças e dos adolescentes?

Para pensar sobre esse assunto importante, acompanhe essa edição da Manga de Vento!

Seis interesse das crianças segundo o UNICEF
Campanha “Criança é prioridade!”
As propostas para crianças de alguns candidatos
Como ocorrerão as eleições este ano
Quiz sobre as eleições municipais

Página inicial