Plantão da Manga

A Guerra na Ucrânia

03 de março de 2022

Há 80 anos atrás, foi publicado o livro A Chave do Tamanho, do escritor Monteiro Lobato. Era o ano de 1942 e o mundo assistia à Segunda Guerra Mundial, contexto que influenciou essa história do Sítio do Pica Pau Amarelo. Como você já deve saber,  Dona Benta estava desolada por causa dos horrores da guerra, quando Emília resolve procurar a chave que desligava todas as guerras do mundo. Acontece que a boneca acaba se atrapalhando, mexendo na chave errada, e fazendo com que os humanos encolhessem.

Nessa guerra, que tanto entristeceu Dona Benta, rivalizavam dois grupos de países. Os Aliados, formados pelos Estados Unidos (EUA), pela União Soviética (URSS) e por algumas potências europeias, e os países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão.

Quando a Segunda Guerra terminou, em 1945, os Aliados, que saíram vitoriosos, começaram a disputar entre si o domínio da Europa. Os EUA e algumas potências europeias criaram um grupo chamado Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e ficaram com a parte ocidental da Europa, enquanto a URSS criou o Pacto de Varsóvia, uma aliança entre os países socialistas da parte oriental do continente. Apesar dessa divisão, as tensões continuaram.

Em 1991, uma crise política e econômica fez a URSS se dividir em Rússia e outros pequenos países que se tornaram independentes, sendo um deles a Ucrânia, onde está acontecendo a guerra atualmente. O Pacto de Varsóvia foi para as cucuias, mas a Otan continuou existindo e passou a incorporar também países do Leste Europeu, como a República Tcheca, a Hungria, a Polônia e a Estônia, que antes estavam do lado dos soviéticos. 

Com o tempo, a Ucrânia também começou a se aproximar do lado ocidental da Europa. A Rússia, que não estava gostando nada nada do aumento da influência da OTAN, conquistou uma região ucraniana e de lá para cá, as tensões entre os dois países só aumentaram. Até que, no último dia 24 de fevereiro, Putin, o presidente da Rússia, invadiu o país vizinho com tropas, cavalarias e tanques de guerra, além de tomar o céu ucraniano, bombardeando diversas cidades e matando milhares de inocentes.

Esse capítulo da história do mundo mostra que alguns líderes mundiais não aprenderam nada com as lições deixadas pelas guerras anteriores e, no lugar de contribuírem para a construção de uma cultura mundial de paz, insistem na ambição territorialista. A Guerra da Ucrânia tem entristecido crianças, adultos e idosos em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, onde estamos seguros e longe do conflito.

Já imaginou se a gente pudesse executar o projeto da Emília e desligar a guerra com uma chave? Já que essa chave não existe, podemos unir nossa voz à de outros pacifistas, como  John Lennon que, em 1969, passou sete dias sem sair de sua cama dando entrevistas em protesto contra a Guerra do Vietnã.  

Ouça abaixo a versão original da música Give Peace a Chance (Dê uma chance à paz) que o ex-beatle gravou nesse período e uma versão divertida da mesma canção produzida Família Clark.

DICA DA MANGA: Se você estiver se sentindo triste com esse assunto, pode ser boa ideia conversar com um adulto da sua confiança.