O aumento de casos de Covid-19. 11 (2022)

14 de junho de 2022

Nas últimas semanas, os jornais noticiaram que o número de casos de Covid-19 no Brasil voltou a subir. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país registrava no final de abril cerca de 12 mil casos e em junho esse número mais que dobrou, subindo para cerca de 31 mil.

A piora da situação aconteceu por diversos motivos, como a flexibilização do uso de máscaras, a chegada do inverno, o fato de que o Brasil ainda não alcançou uma cobertura vacinal adequada e, por fim, a diminuição do efeito da vacina com o passar do tempo.

Claro que não há risco de voltarmos à situação de 2020 e 2021, por causa da vacinação, mas o aumento de casos está chamando a atenção de especialistas e autoridades. Ao menos três cidades voltaram a recomendar a utilização de máscaras de proteção em locais fechados: Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba.

Diante desse cenário, o que podemos fazer para nos proteger, individual e coletivamente? Nesta edição da revista Manga de Vento, você confere cinco medidas que podem contribuir para diminuir os riscos de transmissão, segundo especialistas: