Estado laico, o que é isso mesmo?* Nº 7 (2019)

No fim de fevereiro, os jornais noticiaram que Vélez Rodríguez, Ministro da Educação, indicou para trabalhar como secretária executiva do Ministério, que é o cargo mais importante depois do próprio cargo de ministro, uma pastora evangélica chamada Iolene Lima.

Na verdade, a religião do ministro e das pessoas que trabalham com ele não importa, já que essa é uma escolha pessoal. O que preocupou muita gente é que Iolene, que aliás já saiu do Ministério, defende uma educação baseada na palavra de Deus. Para ela, os alunos devem aprender que o autor da História é Deus, o realizador da Geografia é Deus e que o maior matemático foi Deus. Na proposta educativa da pastora, todas as crianças brasileiras devem estudar primeiramente pela Bíblia, que é o livro sagrado do Cristianismo, porque para ela, só seria possível educar bem “em Cristo”.

Esses episódios deixaram vários brasileiros preocupados. Será que a religião pode interferir no ensino de conteúdos científicos? Será que as crianças que não são cristãs vão se sentir bem nas escolas?

Rapidamente os jornais e os pesquisadores nos lembraram que o Brasil é um Estado laico. L-a-i-c-o.

Você já ouviu essa palavra? E sabe o que ela significa?

 

O que é Estado laico?

Como surgiu o Estado laico?

Todos os Estados são laicos?

Desde quando o Brasil é laico?

Por que a laicidade tem sido debatida?

Pergunte a Maressa Miranda

Escuta essa: Uma playlist para todos os gostos e crenças

Quizz

*O tema “Estado laico” foi sugerido por Otto Dayrel, que tem 11 anos e é leitor da Manga. Se você também quiser sugerir um tema, escreva pra gente.

Página inicial