João Cândido, um herói brasileiro. Edição 23 (2021)

10 de novembro de 2021

Quando falamos em heróis, logo pensamos em pessoas de outro planeta que possuem poderes sobrenaturais, como nos filmes e nas histórias em quadrinhos. Mas, aqui no Brasil, temos um livro de heróis, onde estão listados nomes de pessoas como nós, sem superpoderes, mas que transformaram a história do país.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é uma publicação enorme, com páginas de aço onde estão gravados nomes de brasileiros e brasileiras que lutaram pela liberdade e pela democracia. Recentemente, foi aprovada pela Câmara e pelo Senado a inclusão de um novo nome, o de João Cândido Felisberto.

João Cândido, como ficou conhecido, foi um marinheiro negro que liderou no início do século passado um movimento popular chamado Revolta da Chibata. Nesse período, era comum que os marinheiros, em sua maioria negros, sofressem castigos físicos brutais de seus superiores, geralmente brancos. Essa situação causou revolta entre os marujos, que passaram a lutar pelo direito de serem considerados como cidadãos da recém-fundada República do Brasil, e pelo fim do uso da chibata.

Para acompanhar a história desse herói brasileiro, leia mais essa edição da Manga de Vento!