O que é violência doméstica?

Violência doméstica é toda agressão que acontece entre pessoas da mesma família, seja ela física ou psicológica.A violência física é mais fácil de ser percebida, porque ela acontece quando existe o uso da força, por exemplo, dar socos, empurrões, chutes, beliscões ou puxões de cabelo. 

Já a violência psicológica acontece quando palavras ou gestos são usados para ofender ou ameaçar. Trancar alguém em um cômodo, proibir de gastar o seu próprio dinheiro, impedir uma pessoa de receber visitas, obrigar a assinar um documento, ameaçar ou humilhar também são atitudes violentas.Dizendo assim, até parece que a violência é sempre uma ação, mas, na verdade, ela pode ser também a falta de uma ação (uma omissão). Por exemplo: deixar de alimentar, proteger ou higienizar uma criança ou um idoso são também formas de violência.

Na maior parte dos casos, as vítimas de violência doméstica são mulheres, crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais. Mas, apesar de mais rara, a violência contra homens adultos é tão grave quanto qualquer outra.

Nesses dias de quarentena, a violência doméstica tende a crescer, já que muita gente está  passando por dificuldades financeiras, vivendo preocupações com a saúde de familiares ou lidando com o excesso de trabalho.

 

Página inicial