De uns dias pra cá, a Amazônia virou capa dos jornais do Brasil e do mundo. Começou assim: o INPE, que é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, divulgou informações super preocupantes, mostrando que a quantidade de queimadas na floresta vem crescendo muito. Por exemplo:
- O Brasil registrou mais de 72.000 focos de incêndio desde o início do ano até agosto. Esse número indica um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado.
- Só o mês de agosto registrou mais de 32.000 queimadas. Esse número indica um aumento de cerca de 264% em relação ao mesmo período do ano passado.
- Agosto de 2019 foi o mês recordista de queimadas desde 2013.
Descontrolado, o fogo atingiu áreas de preservação e terras indígenas. As chamas e a fumaça foram tão grandes que provocaram o desvio de alguns vôos de avião e aumentaram muito os atendimentos em hospitais da região por causa de problemas respiratórios. E claro, nesse caso, as crianças e os idosos são os mais sensíveis.
Teve até um dia em que o céu de muitas cidades brasileiras mudou de cor e muita gente garantiu que era por causa das queimadas.
Quer entrar com a gente nessa floresta?
Siga a trilha: