O que está acontecendo no Afeganistão? 18 (2021)

1o de setembro de 2021

É bem possível que você já tenha ouvido falar do Talibã, o grupo armado que foi responsável pelo ataque sofrido pela ativista paquistanesa Malala Yousafzai, em 2012, antes que ela se tornasse a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz. 

Este grupo está ocupando manchetes dos jornais de todo o mundo por ter voltado ao comando em um país do Oriente Médio chamado Afeganistão, depois de vinte anos longe do poder. Isso deixou muita gente preocupada, já que, enquanto o Talibã esteve no governo, entre 1996 e 2001, a população afegã viveu com muitas restrições e medo de punições.

Para entender o que está acontecendo, é preciso voltar algumas décadas atrás, quando o Talibã surgiu e governou o Afeganistão. Qual a participação da antiga União Soviética e dos Estados Unidos nessa história? O que o atentado do dia 11 de setembro de 2001 tem a ver com isso tudo? O que vai acontecer de agora em diante?

Essas são algumas perguntas que a revista Manga de Vento tenta responder nesta edição, que traz ainda um vídeo muito legal do artista belga Francis Alÿs, além do podcast “Pergunte” com a participação de leitores e da professora de Relações Internacionais da UFMG Clarice Menezes.