O que está acontecendo no Pantanal? Ed. 20 (2020)

Talvez você tenha visto nos jornais imagens de enormes labaredas, muita fumaça, animais fugindo e feridos. É que algo bem grave está acontecendo no Pantanal. Nas últimas semanas, essa região registrou o maior número de queimadas dos últimos 32 anos, uma situação que comoveu a população.

As redes sociais foram tomadas por hashtags como #PantanalEmLuta, #PantanalEmChamas e voluntários se deslocaram para a região com o objetivo de ajudar a conter o fogo e salvar os animais. 

A postura omissa e às vezes até irônica do governo brasileiro foi bastante criticada pela mídia e por ambientalistas. Durante uma reunião com os ministros, uma criança perguntou a Bolsonaro se o Pantanal estava pegando fogo e a resposta foi uma gargalhada.  No dia 17 deste mês,  Bolsonaro disse que o Brasil está de “parabéns” pela preservação ambiental, o que não é verdade. 

Em discurso na ONU, o presidente disse ainda que as queimadas no Pantanal são ‘consequências inevitáveis da alta temperatura local, somada ao acúmulo de massa orgânica em decomposição.” E mais: contradizendo os resultados das investigações da Polícia Federal,  afirmou que o fogo na floresta amazônica é provocado por índios e caboclos.

Quer entender mais sobre esse assunto? Acompanhe essa edição da Manga!

O que é o Pantanal?

Por que o Pantanal está queimando?

Quais as consequências das queimadas?

O trabalho de resgate dos animais

O sonho de Tetê ou escuta essa

Página inicial