Os protestos raciais nos EUA. Edição 12 (2020)

Desde a última semana de maio, diversas regiões dos Estados Unidos foram tomadas por manifestações contra o racismo e a violência policial contra pessoas negras. 

Em dezenas de cidades, as prefeituras decretaram o toque de recolher para tentar retirar as pessoas das ruas durante a noite. Alguns estados pediram até um reforço à Guarda Nacional do país, que é uma espécie de reserva da polícia para casos especiais, com o objetivo de conter essas manifestações.

Apesar dessas medidas, os protestos continuam e esse movimento tem sido considerado como a maior onda de manifestações desde 1968, após o assassinato do líder de direitos civis Martin Luther King Jr.

Além dos Estados Unidos, foram registradas também manifestações em outros países, como Austrália, Inglaterra e França. Aqui no Brasil, onde o preconceito racial também é um grande problema, esse episódio trouxe o assunto para o centro do debate.

Quer saber o que provocou essas manifestações e que ideias estão sendo defendidas pelos manifestantes? Não sabe quem foi o Luther King? 

Segue com a gente para não ficar de fora dessa conversa pra lá de importante…

 

O que está acontecendo nos EUA?

Como surgiu o gesto de ajoelhar em sinal de protesto?

A história do racismo nos EUA

Quem foi Martin Luther King?

O racismo no Brasil

Para saber mais

Pergunte a Luana Tolentino

Quiz

Página inicial