Pergunte a cinco crianças. Edição 21 (2020)

Acreditando que pessoas de todas as idades têm direito à expressão e à informação, a Manga de Vento traz assuntos da atualidade explicados às crianças e com a participação delas. Em uma seção da revista chamada ‘Pergunte a quem entende’, por exemplo, crianças fazem perguntas para especialistas. Dizendo assim, pode parecer que quem pergunta não sabe das coisas ou que os adultos conhecem todas as respostas, o que não é nem um pouco verdade.

Primeiro porque há muita sabedoria naquele que pergunta, embora a nossa sociedade valorize mais as respostas. O filósofo grego Sócrates, que era considerado um dos homens mais sabidos de Atenas, já dizia: “Só sei que nada sei”. Mas infelizmente, parece que as pessoas vão perdendo suas dúvidas ao longo da vida e, no lugar delas, enchem-se de certezas. 

Por isso, nesta edição, que será lançada entre o dia das crianças e o dia dos professores, resolvemos inverter a ordem das coisas, convidando cinco professores para fazerem perguntas a cinco crianças. Mas não valiam perguntas como as que os professores fazem na prova, dessas que eles já conhecem a resposta certa e que só fazem para conferir se os alunos aprenderam uma matéria direitinho. Pedimos perguntas que expressassem dúvidas verdadeiras e vontade de saber sobre o que não se sabe.

O resultado você confere a seguir.

Feliz dia dos que aprendem e ensinam juntos!

Equipe da Manga de Vento

Pergunte ao Lucca Nogueira, de 9 anos

Pergunte à Laís Arnaut, de 8 anos

Pergunte à Alice Areas, de 7 anos

Pergunte ao Bento Leão, de 7 anos

Pergunte à Alice Peixoto, de 10 anos

Página inicial