Relembre seis edições sobre crianças e mídia

A primeira edição da revista Manga de Vento explicou o que são fake news, bolhas de informação, viés de confirmação e outras palavras que foram muito faladas nas eleições de 2018. De quebra, o número traz uma conversa entre crianças e Carlos D’Andrea, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A edição do primeiro aniversário da Manga trouxe uma discussão intrigante sobre essa história de existir assunto de criança e de adulto. Por que as crianças são protegidas de alguns assuntos? Será que os temas da atualidade são assunto de criança? E, de quebra, crianças soltaram o verbo sobre o que pensam do noticiário adulto.

Na edição 6 de 2019, explicamos o que uma tática de guerra tem a ver com as notícias sobre política que circulam na mídia. Teve também uma música bem engraçada do Itamar Assumpção no Escuta essa, um Pergunte com Marcus Abílio Pereira, que é professor de Ciências Políticas da UFMG e um Quiz bacana para você testar seus conhecimentos sobre o assunto.

Nesta edição, falamos sobre algumas ciladas das imagens de jornal, como a troca acidental de fotografias nas publicações, a manipulação para enganar os leitores e as imagens publicadas para prejudicar alguém. Pensamos em como as fotografias podem carregar valores e preconceitos, conferir importância ou silenciar algumas vozes. Teve também um Pergunte bem legal com a jornalista Daniela Nahass.

Nesta edição, conversamos sobre como grandes empresas capturam dados de crianças na internet para vendê-los a empresas de marketing que criam propagandas de produtos infantis. Falamos também sobre como as leis brasileiras e internacionais têm tentado proteger o direito das crianças à privacidade. E para tirar nossas dúvidas sobre o tema, convidamos a Patrícia Gomes, que é psicóloga e integrante do Nós na Rede. 

Durante a pandemia da Covid-19, o debate sobre mentiras que circulam na internet se tornou urgente, por causa de histórias falsas que afirmavam que o coronavírus tinha sido fabricado em um laboratório chinês e que algumas pessoas tinham se transformado em jacarés depois de imunizadas. Na edição 20 de 2021, explicamos o que são teorias da conspiração, por que elas fazem sucesso e como identificá-las.

Editorial

Texto: Cibele Carvalho
Ilustração: Livia Arnaut
Revisão de texto: Bernardo Bethonico
Diagramação de PDF: Bruno Ianni
Redes sociais: Mari Arêas

Continue para testar seus conhecimentos sobre o direito das crianças à informação no quiz da Manga.