Será o fim da pandemia? 5 (2022)

No final de 2019, surgiram aqui e ali notícias sobre a Covid-19, mas, já no início do ano seguinte, o coronavírus tomou as manchetes dos principais jornais do Brasil e do mundo. Crescia o número de contaminados e de países afetados, causando preocupação em governantes, cientistas e profissionais de saúde. A partir de março de 2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) passou a classificar a Covid-19 como uma pandemia, por causa de sua rápida disseminação geográfica. 

Diante desta situação, começaram a ser realizadas várias pesquisas, nacionais e internacionais, que ajudaram a compreender as características do coronavírus e as medidas necessárias para conter sua disseminação, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social. Mas a principal conquista da comunidade científica foi a descoberta das vacinas que já imunizaram a maior parte da população mundial. 

Gráfico que acompanha em tempo real o número de pessoas vacinadas no mundo

Na segunda metade de 2021, o avanço da vacinação permitia que começássemos a imaginar o fim da pandemia, até que fomos surpreendidos pela variante ômicron, que provocou o crescimento do número de contaminados novamente. Apesar da ômicron ser mais contagiosa que as variantes anteriores, os indicativos se estabilizaram novamente e, em algumas regiões, foram alcançados os níveis mais baixos de contaminação dos dois anos de pandemia.

A diminuição da taxa de transmissão foi consequência da ampla vacinação, inclusive, das crianças, que contribuíram muito para a imunidade coletiva. Com isso, em algumas cidades brasileiras, as medidas de segurança estão sendo flexibilizadas, a começar pela liberação do uso de máscaras em espaços abertos. Essa semana, o Governo Federal considerou mudar a classificação da Covid-19, deixando de ser considerada uma pandemia e passando a ser uma endemia. 

Mas… o que isso significa? E como isso mudaria nossas vidas? Seria o fim do coronavírus? 

Acompanhe esta nova edição da Manga de Vento para ficar por dentro do assunto!