Um passeio com Paul Klee. Nº16 (2019)

Está viajando pelo Brasil uma importante exposição do artista suíço Paul Klee (1879-1940). Outras exposições com obras do artista já aconteceram no Brasil, mas esta é a primeira exposição na América Latina que é retrospectiva.

Todas as mais de cem obras que passam por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte pertencem ao acervo Zentrum Paul Klee, um museu que fica na cidade de Berna, na Suíça. 

Você consegue imaginar como é atravessar o Atlântico com obras de arte preciosíssimas? Para custear o transporte e a segurança de todas essas obras, foi utilizada a Lei Rouanet, que é uma lei brasileira muito importante para a cultura.  

Funciona assim: um profissional das artes escreve um projeto de exposição, produção de filme ou montagem de teatro e o envia para uma comissão avaliadora formada pelo governo. Se o projeto for aprovado, essa pessoa pode pedir a uma empresa que ela envie parte dos seus impostos, que seriam pagos para o governo, diretamente para o projeto. 

Como o dinheiro vem de impostos da população, o governo exige uma contrapartida, ou seja, que o projeto seja do interesse da sociedade. No caso da exposição do Paul Klee, a população ganhou a oportunidade de ver de perto obras de um dos mais importantes artistas do século XX, em três museus do país, com entrada totalmente gratuita.

 

Confira abaixo a programação:

13/02 a 29/04/2019 – Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB)  de São Paulo 
15/05 a 12/08/2019 – Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro 
28/08 a 18/11/2019 – Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte

 

Quer saber mais sobre essa exposição super bacana? Siga os pontos:

 

Página inicial