Violência doméstica, por que falar sobre isso? Ed. 10 (2020)

A pandemia da COVID-19 e a necessidade de isolamento físico trouxeram muitos desafios e agravaram um antigo problema enfrentado por diversos países do mundo, mas também pelo Brasil: a violência doméstica.

A conversa desta edição é pra lá de séria e diz respeito a todas as pessoas, mesmo as que não sofrem esse problema: homens, mulheres, ricos, pobres, crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos.

Como você já sabe, a Manga de Vento sempre aborda temas de interesse das crianças (mesmo quando eles não são divertidos). Mas alguém pode estar se perguntando… E por que a violência doméstica é um assunto de interesse das crianças? 

Primeiro, porque os assuntos sérios também são assuntos de criança (assim como os divertidos são assuntos de adultos, ora bolas!). E depois, algum leitor ou leitora da revista pode estar com esse problema em casa e nem saber. Ou até já percebeu, mas não sabe muito bem como pedir ajuda.

E quem não sofre esse problema, por que deve ler? Bem, quem não sofre esse problema pode ler para saber como ajudar.

É como naqueles cursos de primeiros socorros ou cartilhas com procedimentos de segurança: você lê, guarda a informação no fundo de uma gaveta mental, e depois vai se divertir mais tranquilo. 

Então, se quiser seguir com a gente, leia abaixo: O que é violência doméstica?

O que é violência doméstica?

Como se sentem as vítimas de violência doméstica?

O que tem sido feito para ajudar essas pessoas?

Como ajudar alguém que sofre com o problema em casa?

O que fazer se você está vivendo esse problema em casa?

Página inicial